Páginas

Livros | O Morro dos ventos uivantes


Olá meus amores!!! 

Hoje eu vim aqui pra falar de um livro que eu, particularmente, gosto muito. O Morro dos Ventos Uivantes. Sou uma daquelas que só se interessou pelo livro, por causa da Saga Crepúsculo. Sim! Eu gosto dos livros (me julguem! kk). Continuando, OMDVU não é um daqueles livros que tu termina e tem uma deprê pós-término. Eu, por exemplo, tive amor e ódio pela Katy, pelo Heathcliff, pela Isabella e por aí vai. Mas, apesar de tudo, é um dos meus livros favoritos.

Resumo do livro:

Primeiramente, o Wuthering Heights, ou O Morro dos ventos uivantes, em português. Foi lançado em 1847, e foi o único romance da escritora britânica Emily Brontë. Hoje considerado um clássico da literatura inglesa, recebeu fortes críticas no século XIX. E teve várias adaptações para o cinema. 
Toda a história é contada pela testemunha ocular de todos os acontecimentos, uma governanta chamada Ellen Dean, na Granja dos Tordos, em Gimmerton, Inglaterra, enquanto o inquilino, Sr. Lockwood, se encontrava adoentado.

No início da trama, o patriarca da família Earnshaw resolve fazer uma viagem e traz consigo um pequeno órfão, que todos acham ser um cigano, porém sua procedência não é revelada em hora alguma da narrativa, ao qual denominam Heathcliff. Toda a afeição que o pai logo demonstra pelo menino enciuma seu filho legítimo, Hindley, que acha que está perdendo a afeição do pai para o menino. Enquanto sua irmã, Catherine, se afeiçoa por Heathcliff.

Quando o Sr. e a Sra. Earnshaw morrem, Hindley sujeita Heathcliff a várias humilhações. Este passa a ficar bruto e melancólico. Apesar do amor entre ele e Catherine, ela decide casar com Edgar Linton, por esse ter melhores condições de sustentá-la que Heathcliff.

Heathcliff sai do Morro dos Ventos Uivantes e, quando volta, está rico, chamando a atenção de Catherine e despertando ciúmes em seu marido. Catherine tem uma filha de Edgar e morre logo em seguida. Heathcliff resolve se vingar de Edgar e de Hindley.

Primeiro se casa com Isabella, irmã de Edgar. Logo após, Isabella se lamenta de ter casado com Heathcliff, abandona-o e tem um filho chamado Linton, enquanto está longe de seu marido. Hindley cai no vício do jogo e da bebida e perde todos os seus bens para ele. Hareton, filho de Hindley, consequentemente, fica sem herança - mas apesar disso, considera Heathcliff uma pessoa de alta moral, não permitindo que se fale mal de sua pessoa. Antes da morte de Edgar, Heathcliff casa Linton e Cathy (filha de Catherine e Edgar). Cathy descobre-se sem bens, quando seu marido Linton morre e Heathcliff apresenta um testamento onde seu filho lhe passava tudo quanto possuía. Pensando já ter se vingado, percebe nos últimos descendentes das casas da Granja dos Tordos e do Morro dos Ventos Uivantes o olhar de seus antepassados e a paixão entre os dois, morrendo só em sua loucura e solidão. Como último desejo é enterrado junto com Catherine, seu grande amor. Deste dia em diante muitos juram ver sempre um casal vagando pelas charnecas do Morro.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Espero que tenham gostado e até a próxima. :)

Bjs no core xxx

Postar um comentário