Páginas

7 Passos para o Vestibular!


Olá meus amores!!! 

Nesta semana terá 1 sessão de posts sobre:Vestibular. Como assim Sammy? haha Então, serão 5 posts direto falando sobre dicas, sonhos que tenho para o futuro, o que quero para o vestibular neste ano e etc., compartilhando um pouco desse meu sonho com vocês. E hoje, pra começar, eu decidi falar sobre 7 passos para o Vestibular! 
Quem já passou por isso sabe como é né? Principalmente aqueles que terminaram o Ensino Médio e só depois fizeram vestibular. É tanto assunto, tanta coisa para estudar que muitas vezes até a gente se perde e não sabe por onde começar. E eu decidi falar sobre isso, porque com certeza assim como eu alguém ficou perdido, ou teve dificuldades. Então, vamos lá.

Passo #1 - Organização
Você precisa ter um local para estudar, que seja bem iluminado, ventilado. Se faz necessário um local tranquilo para que você consiga se concentrar nos estudos. E gente, não dá pra estudar na bagunça, então pra primeira dica é que o seu ambiente de estudos precisa estar limpo e arrumado.

Passo #2 - Determinação
Se pergunte: Por que eu quero fazer vestibular? É um sonho meu ou uma obrigação dos meus pais? Será que eu quero seguir isso mesmo? Se faça essas perguntas e veja se é realmente isso que você deseja, porque o caminho é difícil e será preciso muito dedicação. E nada de pensar "é muito difícil"ou "eu não vou conseguir". Se é Direito que você quer, vá e ponto. Não ligue para o que os outros falam. Siga apenas o seu coração. Com essa determinação, será mais fácil para o seu aprendizado.

Passo #3 - Alimentação
Acreditem ou não, mas a alimentação adequada ajuda e muuiito para o entendimento. Nesse período de estudos até as provas, tente evitar ficar comendo besteiras, frituras, muita carne, tente trocar por alimentos mais leves, como frutas, saladas, uma carne mais magra. Sério gente! Depois disso, vocês verão a diferença.

Passo #4 - Muito estudo
Agora vem o "rala". Sim, não dá pra estudar qualquer coisa e pegar um livro e ler, e ler, e ler... ou pegar uma lista de exercícios e ficar lendo e não entender nada. O primeiro passo é, que você precisa se organizar. Criar uma tabela, um guia de estudos. Por exemplo, cada semana você estuda 2 assuntos de biologia. E coloca um prazo pra aprender. Eu achei super interessante o guia de estudos do Projeto Medicina, pra quem estuda em casa, vale a pena dar uma olhadinha. O que ajuda e muito também, são as vídeos aulas no Youtube, e o melhor de tudo. Gratuito!

Passo #5 - Exercícios
Não dá pra só estudar um monte de coisa e não fazer exercício gente. Eu, particularmente, já entrei muito nessa, de achar que estudar o conteúdo era o principal. Mas não, você precisa fazer exercícios. Você precisa praticar aquilo que você aprendeu. Então a dica é: estuda o conteúdo e faz o exercícios depois. Na internet é o que não falta. Então, use e abuse do "Sr. Google" e pratique muitas questões.

Passo #6 - Descanso
Com um mês de cursinho, confesso que ainda não entrei no ritmo. Mas é preciso descansar o corpo e a mente, eles precisam disso. Não vai adiantar nada você ficar até 3hrs da manhã estudando, cansada, morrendo de sono. É perca de tempo. Então, programa-se para dormir e acordar cedo. Fazendo isso você estará mais disposta para o seu dia a dia.

Passo #7 - NÃO DESISTIR!
"Medicina? Mas pra estudar medicina precisa ser um gênio" ou "Engenharia? Mas não é pra qualquer um" ou "Odontologia? O cara tem que ser rico. É um curso muito caro." ou "Direito? É só para os fortes." - Qual o vestibulando que nunca ouviu isso hein? Eu já ouvi e muito. Mas, cá entre nós, por um lado isso é bom. Pois quando você passar no vestibular, todos aqueles que duvidaram de você iram perceber o quanto você é capaz. Então, nunca pense em desistir. Lute pelos seus sonhos. Persista. Sempre!

Eu espero que vocês tenham gostado das dicas e, se tiverem dicas a mais, coloca aqui nos comentários e me diz o que funciona com você.
XOXO

Postar um comentário